InícioCursos
 

Curso de Psicoterapia Psicanalítica

Teoria, Técnica e Clínica


PÚBLICO:

Médicos, psicólogos e estudantes de graduação das referidas áreas a partir dos 5º e 4º anos respectivamente
 

PERÍODO:

quinzenal (aos sábados)
 

HORÁRIO:

8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

L
OCAL:

Sede do NPA
 

DURAÇÃO:

02 (dois anos) de curso teórico + supervisões individuais e seminários clínicos.
 

CARGA HORÁRIA:

 400 hs.

 

OBJETIVOS:

Fornecer aos profissionais das áreas de psicologia e medicina conhecimentos teóricos e técnicos sobre Psicoterapia Psicanalítica.

Capacitar profissionais das áreas acima referidas para o exercício da Psicoterapia Psicanalítica.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO I - Obra de Sigmund Freud

MÓDULO II - Programa de estudo da obra de Melanie Klein

MÓDULO III - Programa de estudo de Técnica em Psicoterapia Psicanalítica

MÓDULO IV - Obra de Wilfred Bion

MÓDULO V - Contribuições de Donald Winnicott e  Joyce Mcdougall

MÓDULO VI - Contribuições de Thomas Ogden

 

DURAÇÃO: Os módulos teóricos do Curso terão a duração de dois anos. A entrega de trabalhos, seminários clínicos, supervisões individuais e relatórios dependerá do desempenho de cada aluno.

 

PSICOTERAPIA OU ANÁLISE PESSOAL: Todos os alunos do Curso deverão submeter-se à psicoterapia psicanalítica ou psicanálise pessoal. Para aqueles que ainda não iniciaram, deverão fazê-lo tão logo seja possível, sendo que o prazo máximo para o início será até o final do primeiro semestre do Curso. As psicoterapias ou análises pessoais deverão ser realizadas pelos profissionais disponíveis filiados ao NPA, sendo que a escolha destes será de responsabilidade do próprio aluno, que deverá comunicar o início à coordenação do Curso.

 

TRABALHOS TEÓRICOS: Os alunos deverão entregar um trabalho teórico sobre o tema de um dos seminários dados ao final de cada semestre do curso, totalizando quatro trabalhos.

 

CLÍNICA: Com o início do Curso de Técnica em Psicoterapia Psicanalítica, os alunos poderão iniciar atendimentos clínicos em psicoterapia psicanalítica, em seus próprios consultórios particulares, mediante autorização da coordenação do Curso e sob Supervisão Oficial.

 

SUPERVISÃO: Será exigida uma supervisão oficial e individual para cada aluno, com carga horária de 60 horas. Ao final da Supervisão e mediante aprovação do supervisor, o aluno deverá entregar um Relatório com conteúdo teórico-clínico, que será o trabalho final de conclusão do Curso.

 

SEMINÁRIOS CLÍNICOS: Os alunos poderão ser autorizados a iniciar os Seminários Clínicos a partir do início do Curso de Técnica. O grupo de alunos se dividirá em subgrupos pequenos para tal atividade e os supervisores serão escolhidos livremente dentre os profissionais disponíveis e filiados ao NPA. Serão quatro blocos de Seminários Clínicos com supervisores diferentes e duração de dez horas cada um. Os casos clínicos a serem apresentados serão escolhidos livremente pelo próprio grupo. Ao final de cada bloco o supervisor entregará seu parecer à coordenação do Curso.

 

CERTIFICADO: para terem direito a receber o Certificado de Conclusão do Curso, os alunos deverão ter cumprido todas as etapas e exigências deste, freqüência mínima de 75%, participação nos seminários, entrega dos trabalhos teóricos, realizado os seminários clínicos e supervisões individuais e entregue o relatório final de conteúdo teórico-clínico.

 

INVESTIMENTO: R$ 350,00 mensais para o Curso Teórico. Os custos com psicoterapia ou análise pessoal, supervisões e seminários clínicos são de responsabilidade dos próprios alunos.

 

 

ACESSE O CARTAZ E O FOLDER EM PDF

 

0 comentário(s) | Envie seu comentário
Envie seu comentário
Seu nome *

Seu e-mail *
Seu comentário *
Comentário(s)
 

Inscreva-se

Preencha o formulário abaixo com seus dados:

(*) campos obrigatórios
 


Ex.: 25/04/1978

Somente números
Área de formação












Ex.: 49096-170




Página anterior Voltar
Topo Topo
 
 
Google+