Entrevista - José Cesário Francisco Jr.

02/11/2017

O Pré-Congresso Bion em Aracaju acontece nos dias 24 e 25 de Novembro no Del Canto Hotel. Uma das participações confirmadas para o evento é a do psicanalista José Cesário Francisco Jr. (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto), que irá palestrar na mesa "Sonho Selvagem do Analista". A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto será a instituição organizadora do ENCONTRO INTERNACIONAL BION 2018, sendo o Pré-Congresso em Aracaju um encontro antecipatório. Confira agora uma entrevista feita com o psicanalista, em que ele aborda alguns temas que serão aprofundados durante o Pré-Congresso.

* Entrevista elaborada pela Assessoria de Comunicação do NPA.

NPA: Poderia nos falar melhor sobre sua opinião acerca da temática escolhida para o evento: "Pensamentos selvagens"?José Cesário Francisco Jr.:

O livro publicado postumamente por Francesca Bion, “Domesticando pensamentos Selvagens” (1997), oferece-nos interessantes pistas para a busca e encontro de um lar para que possa dar acolhimento a nossos sentimentos e pensamentos bizarros, potencialmente violentos e ferozes. Na medida em que nos apropriarmos dos mesmos, além de podermos sermos o que nós somos, domesticá-los e realizando em parcerias, vivemos a unidade humana.

NPA: Para o senhor, quais foram as principais contribuições de Bion para a psicanálise?José Cesário Francisco Jr.:

As principais contribuições de Bion para a Psicanálise foram deixadas em livros como “EXPERIENCIAS EM GRUPOS”, onde desenvolve as ideias de Supostos Básicos e Grupos de Trabalho; “SECOND THOUGHTS”, onde se destacam artigos como O Genio Imaginário, A linguagem do Esquizofrênico, Parte Psicótica e Não Psicótica, Ataques ao Vinculo, Sobre a Arrogância, e a Teoria do Pensar; “ O APRENDER DA EXPERIENCIA”, “ELEMENTOS DE PSICANÁLISE”, “ATENÇÃO E INTERPRETAÇÃO”, “TRANSFORMAÇÕES”, os 3 volumes de “MEMÓRIA DO FUTURO”, e outros.

NPA: Para aqueles que ainda não conhecem as suas reflexões e considerações, de que maneira o trabalho de Bion pode ajudar os atuantes na área a (re)pensarem a sua prática clínica?José Cesário Francisco Jr.:

Posso falar da minha experiência. Como Bion jogou o foco também para o funcionamento mental do analista; a Análise com analistas afeitos às vivências propostas por ele, junto com supervisão e seminários teóricos a respeito de sua obra, além da leitura dos autores universais em literatura, pintura, música; sinto uma ampliação na minha capacidade de funcionar como analista.

NPA: O pensamento de Bion é marcado pelas investigações acerca do pensamento, incluindo, por exemplo, a imaginação e a intuição. De que maneira esses aspectos estão presentes durante o encontro analítico?José Cesário Francisco Jr.:

O pensar é requerido para conter, pensar os pensamentos. Ao analista cabe a função de imaginar e intuir, sonhar com o analisando.

NPA: A mesa que contará com a sua participação durante o Pré-Congresso em Aracaju foi chamada de "Sonho Selvagem do Analista". Poderia nos adiantar algumas reflexões que serão discutidas nessa ocasião?José Cesário Francisco Jr.:

Quero destacar as condições para que um analista possa oferecer um lar que abrigue os pensamentos selvagens, incluindo algumas situações clínicas.

NPA: Bion parecia dar muita importância ao desconhecido. De que maneira essa dimensão da incógnita é importante para pensarmos e trabalharmos na psicanálise?José Cesário Francisco Jr.:

O tolerar o desconhecido é estruturante para caminharmos em busca dos também chamados pensamentos extraviados.