Reconsiderações, reconfigurações, ressignificações

21/12/2015

Quer arquivar ou imprimir? Clique aqui.

Não foi um ano fácil, é verdade, em nenhum dos sentidos. Mas haveria algum ano mais fácil? - me questiono... Certamente algum menos difícil, poderíamos conjecturar. É possível.

Mais ou menos como ocorre em nossa clínica, quando ouvimos falar que tal paciente é difícil. Mas o que seria um paciente fácil? – questiono-me sempre.

Se prosseguirmos com essas associações, talvez cheguemos à conclusão de que não existe nada de fácil nessa vida. Ou quase nada.

Temos vivido tempos bastante conturbados em nosso país, especialmente neste ano que mostra os seus últimos dias. Crise financeira, política, institucional. De valores, de ética, de moral. De conceitos, de significados, de laços e alianças. De verdades.

A história nos ensina, seja em termos de macro-universo ou de micro-universo, ambos infinitos, que as crises levam a mudanças e, muitas vezes, as mudanças levam a novas crises. Mas, seja como for, é o que nos leva ao crescimento, ao desenvolvimento, à evolução.

E, sabiamente, a natureza vai se redesenhando, se reconfigurando, se ressignificando. Mostrando-nos novos contornos, sempre mesclados aos antigos, resistindo para que o novo se estabeleça e marque a evolução.

Somos parte de tudo que pulsa, dentro e fora de nós mesmos e a vida, com todos os seus mistérios, dificuldades, sobressaltos, desprazeres, mas também prazeres e satisfações, teimosamente prossegue e mostra a sua força.

FAssim, agradecemos a todos os que estiveram conosco neste ano que finda, que nos ajudaram a prosseguir tricotando nossos sonhos e buscando realizações. Superando obstáculos, barreiras, turbulências e oferecendo a nossa mais humilde contribuição para o desenvolvimento, para o crescimento, para o fortalecimento dos vínculos de amizade, de respeito e de consideração.

E, já vislumbrando o amanhecer de um novo dia, de um novo ano, convidamos a todos que nos acompanham nesta caminhada, para prosseguirmos em novas buscas e novos viveres, deixando abertas as portas para novos laços, sempre bem vindos.

E compreendendo que reduzir desigualdades, um dos nossos objetivos, não se assemelha em nada com reduzir diferenças. As diferenças, ao contrário, nos enriquecem e nos dão a oportunidade para o debate e para mais aprendizado.

Assim, parabenizamos e desejamos sucesso à nova turma de Candidatos de Aracaju que estará iniciando sua Formação Psicanalítica pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica do Recife, no dia 11 de março.

E já começamos a nos preparar para dois grandes eventos internacionais que ocorrerão em 2016, o Congresso Internacional sobre o Corpo em Psicanálise, que se realizará em Aracaju, de 28 a 30 de julho, com a presença de diversos colegas do Brasil e da Itália. E também o Congresso Latino-americano de Psicanálise, de 13 a 17 de setembro, em Cartagena, Colômbia.

Tenhamos todos um ótimo Natal e um Ano Novo de paz, sonhos e muitas realizações!Um forte abraço!

Adalberto Goulart

Presidente do Núcleo Psicanalítico de Aracaju

Membro Efetivo e Analista Didata – IPA – NPA/SPR

[email protected]

Data de publicação: 22/12/2015