Encontro de estudo e reflexão por ocasião do centenário do nascimento de Armando B. Ferrari.

08/03/2022


Encontro de estudo e reflexão por ocasião do centenário do nascimento de Armando B. Ferrari.
Dias 8 e 9 de abril de 2022 presencial (Roma) e online (Zoom).
Para participar da reunião envie um e-mail para [email protected] indicando: nome, sobrenome e endereço de e-mail para o qual será enviado o link de participação e os resumos das intervenções.

 

Armando Bianco Ferrari

Tempo de vida e transformação

Do Objeto Originário Concreto em diante

"Enfim, é um quid maravilhoso que se infiltra no sangue e que, na língua do Brasil, soa saudade. [..] Indica a nostalgia por algo passado e, ao mesmo tempo, o desejo por algo que ainda está por vir". 1

O encontro com Armando B. Ferrari e com suas hipóteses em âmbito psicanalítico foi fonte de experiência e de transformações na clínica e no pensamento, para muitos entre nós.

É uma hipótese, a do Objeto Originário Concreto, e não uma teoria: uma hipótese viva, pensada para transformar-se através da experiência da prática clínica. Uma hipótese de pesquisa, em que o próprio processo analítico é considerado um processo dinâmico de pesquisa: analista e analisando, continuamente impulsionados à confrontação com o novo, com o desconhecido de si e do outro.

No âmbito de nosso Instituto, e assim partindo desta hipótese, com o passar dos anos desenvolvemos reflexões que abrangem a clínica e a teoria e estamos considerando eventuais aberturas para outros âmbitos científicos e filosóficos.

Para poder compartilhar alguns aspectos deste nosso trabalho e com o anseio de progredir em nossa pesquisa, promovemos um encontro de estudo e reflexão, em ocasião do Centenário do nascimento de Armando Ferrari, nos dias 8 e 9 de abril de 2022.

O encontro terá a participação de alguns dos colegas da Sociedade Brasileira de Psicanálise, com os quais Ferrari colaborou nos anos e até sua morte, que ocorreu em abril de 2006; desde então, e até hoje, esses colegas continuam colaborando com nosso Instituto.

Na primeira parte, "O encontro", alguns oradores falarão da maneira com que o encontro com Armando Ferrari e com suas hipóteses transformou a sua maneira de pensar e fazer clínica.

Portanto, nos deteremos nas emoções do analista e no uso que ele faz dessas emoções durante a prática clínica.

Um espaço significativo será dado à análise com crianças e adolescentes, em consideração da importância que Ferrari atribuía a essa idade do homem, por ser fundante no desenvolvimento do funcionamento mental e do seu cuidado peculiar ao delinear uma específica abordagem analítica com crianças e adolescentes.

Na parte conclusiva, "Desdobramentos", apresentaremos as nossas reflexões sobre como, a partir da hipótese do Objeto Originário Concreto, estamos desenvolvendo o estudo sobre a palavra, entendida como trâmite concreto de experiência, e sobre a importância da dimensão corporal na formação do analista: será apresentada uma experiência de formação desenvolvida por um grupo de psicoterapeutas, encentrada no estudo e na prática de uma antiga arte marcial, o Tai Chi Chuan, cujo arcabouço filosófico, que afunda suas raízes no antigo pensamento oriental, apresenta pontos de afinidade com nossa maneira de entender a hipótese do O.O.C.

"...Não podemos, sozinhos, autarquicamente, fazer vir à tona nossas qualidades, nossas potencialidades. É necessária a presença de outro, que nos assemelhe em sua diversidade, e no encontro com este outro somos compelidos a ativar aspectos de nós até então desconhecidos e silentes. E relevantes são as características deste 'outro de nós': a cada vez, encontramos aspectos distintos de nós mesmos, toda vez que nos descobrimos diferentes. Nem sempre prazerosamente, mas em todo caso mais ricos de experiência. Trâmite para este processo são as emoções e os sentimentos, a necessidade de ajuda, o desejo de encontrar alívio à própria solidão"?2

 

1 De: Le(nuove) confessioni di un italiano di L. Santucci, 2010, pág.73 (tradução livre).

2 De: Ricordando Armando Ferrari di F. Romano in La metafora nella relaziona analitica, 2007, pág. 8 (tradução livre).