Um ano mais

20/12/2017

 

* As ideias e opiniões contidas no texto são de responsabilidade do autor, não refletindo necessariamente a opinião do NPA.

* Deseja imprimir o arquivo? Clique aqui.

Um ano mais

Chegamos ao final de mais um ano. E esse não foi como qualquer um, mas um ano em que conquistamos ainda mais autonomia e, consequentemente, mais e maiores responsabilidades.

Tivemos um 2017 difícil para todos os brasileiros, e para a nossa instituição não foi diferente. Um ano de muitos desafios, de muito trabalho, mas também de bastante reconhecimento, por tudo o que o NPA e seus membros puderam contribuir, com esforço e dedicação, para o desenvolvimento da psicanálise em nossa cidade, em nosso estado, em nossa região. Pelo aprofundamento em ensino e pesquisa, em educação, pela dedicação à ciência e pelo olhar social através da nossa CPSI – Clínica Psicossocial.

Dedicamo-nos às nossas reuniões de estudo semanais, às nossas reuniões clínicas mensais. Desenvolvemos dois cursos em paralelo, o VII Curso de Psicoterapia Psicanalítica e o III Curso de Psicopatologia Psicanalítica.

Passamos a integrar a Biblioteca Virtual de Psicanálise da América Latina, com nossa produção científica.

Mantivemos as nossas reuniões com o grupo italiano do IPFR, mensalmente, como já ocorre há anos, preparando-nos para o próximo Encontro de Roma, em maio de 2018.Realizamos dois grandes eventos científicos abertos à comunidade, a XV Jornada de Psicanálise de Aracaju, com o tema “Vida e Tempo”, em abril, quando recebemos os palestrantes Nanci Matsumori (UNIT, Aracaju), Fausta Romano (IPFR, Itália), Ivanise Ribeiro (SPRPE, Recife), Leile Fernandes Silvério (SPMS, Dourados), Paolo Bucci (IPFR, Itália), Leonardo Francischelli (SBPdePA, Porto Alegre), Deocleciano Bendocchi Alves (SBPSP, São Paulo), Márcia Câmara (SPRJ, Rio de Janeiro) e Carlos Vieira (SPB, Brasília).

E a convite da SBPRP, de Ribeirão Preto, à qual muito agradecemos e com a qual pudemos estreitar os nossos laços de amizade e de intercâmbio científico, realizamos o Pré-Congresso Bion em Aracaju, em novembro, quando pudemos receber os colegas José Cesário Francisco Jr. (SBPRP, Ribeirão Preto), Deocleciano Bendocchi Alves (SBPSP, São Paulo), Carlos Vieira (SPB, Brasília), Claudio Castelo Filho (SBPSP, São Paulo) e Daniel Delouya (SBPSP, São Paulo), tendo como tema “Pensamentos Selvagens”.

Participaram ainda do sucesso de ambos os eventos, os colegas do NPA Yusaku Soussumi, Sônia Soussumi, Helena Pinho Sá, Joseane dos Santos, Rodrigo Gama Goulart, Erik Doria, Ana Rita Menezes Piñeyro, Danilo Gama Goulart, Aldo Christiano e Adalberto Goulart.

Os nossos membros também puderam levar a nossa contribuição à Jornada de Psicanálise da SPRPE, em Recife e ao Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Fortaleza.

Mensalmente demos continuidade aos Projetos Psicanálise e Cinema, Psicanálise e Literatura e ainda ao Encontros de Psicanálise, realizando interfaces com outras áreas do conhecimento.

Destacamos ainda as participações de Rodrigo Goulart em palestra na Universidade Estácio, de Yusaku Soussumi e Adalberto Goulart, na UNIT, e do trabalho pioneiro de Sônia Soussumi, também na UNIT, com famílias disfuncionais.

Tivemos também as presenças de Márcia Câmara (SPRJ) e Deocleciano Bendocchi Alves (SBPSP), no NPA, ministrando palestras e cursos sobre a obra de Bion.

E assim chegamos ao final, com a confraternização dos nossos membros e alunos no último dia 16 de dezembro.

Em nome da Diretoria, gostaria de levar o meu mais afetuoso abraço a todos os membros do nosso NPA, a todos os amigos e colegas, a todos os alunos, a todos que contribuíram com o nosso trabalho, que nos acompanharam ao longo deste 2017.

Desejamos um excelente Natal e um Ano Novo de saúde, paz e muitas realizações!

Adalberto Goulart

Presidente do NPA

Membro Efetivo e Analista Didata – IPA – SPR