Em 01/08/2017
 

NPA recebe visita do psicanalista Deocleciano Alves

O objetivo da visita foi a preparação para o Pré-Congresso sobre Bion em Aracaju


Durante os dias 28, 29 e 30 de Julho de 2017, o Núcleo Psicanalítico de Aracaju recebeu a visita do psicanalista Dr. Deocleciano Bendocchi Alves (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo). A partir desse encontro, foram realizadas discussões com base na obra do psicanalista britânico Wilfred Bion, como preparação para o Pré-Congresso que será realizado em Aracaju nos dias 24 e 25 de Novembro de 2017, com o tema "Pensamentos Selvagens". Esse evento antecipará o ENCONTRO INTERNACIONAL BION 2018, o qual será sediado na cidade de Ribeirão Preto no mês de Julho de 2018.
 
Na ocasião, o Dr. Deocleciano Bendocchi Alves falou sobre sua experiência de supervisão com o próprio Bion e também da sua análise com Frank Philips (que foi analisando de Bion). Foram realizadas ainda discussões clínicas com materiais dos membros do Núcleo Psicanalítico de Aracaju e do próprio Deocleciano. Por parte do NPA, estiveram presentes os membros Adalberto Goulart (Presidente), Yusaku Soussumi (Diretor-Científico), Sonia Soussumi, Aldo Christiano, Erik Dória (Coordenador da CPSI), Helena Pinho Sá, Joseane dos Santos (Diretora Financeira), Ana Rita Menezes, Rodrigo Goulart (Diretor-Administrativo e Coordenador do Encontros de Psicanálise), Danilo Goulart (Coordenador do Psicanálise e Cinema) e Tereza Cristina Monte Alegre.
 
O Pré-Congresso organizado pelo NPA contará com a participação de Deocleciano Bendocchi Alves (SBPSP - São Paulo), José Cesario F. Junior (SBPRP - Ribeirão Preto), Daniel Delouya (SBPSP - São Paulo), Márcia Câmara (SPRJ/NPA - Aracaju), Sônia Soussumi (SBPSP/NPA - Aracaju), Claudio Castelo Filho (SBPSP - São Paulo), Yusaku Soussumi (SBPSP/NPA - Aracaju), Adalberto Goulart (SPRPE/NPA - Aracaju) e Carlos A. Vieira (SBP - Brasília). As inscrições estarão disponíveis em breve.
 
 
APRESENTAÇÃO DO  ENCONTRO INTERNACIONAL BION 2018
 
 
Em novembro de 1979 morre Wilfred Ruprecht Bion, excepcional psicanalista inglês, deixando como legado à Psicanálise Contemporânea desenvolvimentos instigantes e originais, entre eles, a construção de um sistema quase filosófico sobre o pensamento. E ainda outros tantos. Faz parte também do seu legado uma inquietação sem precedentes à comunidade psicanalítica. Isso se deveu ao modo particular com que, durante suas atividades, Bion expandiu de maneira original a transmissão do conhecimento, por meio de uma experiência viva na interação com os psicanalistas. Um verdadeiro mestre.
 
Nós, psicanalistas brasileiros, sentimo-nos honrados e gratificados por termos vivido com Bion essas primeiras experiências aqui no Brasil. Vivemos um aprendizado abrangente no ensino da Psicanálise, nas análises e nas traduções de seus textos. O Brasil foi também pioneiro nas traduções de alguns textos seminais, inclusive “A Memória do Futuro” considerada, até então, uma obra ilegível e não psicanalítica.
 
Foi em 1993, contudo, que essa inquietação vivida pelo meio psicanalítico se materializou resultando no primeiro encontro internacional sobre as ideias de Bion, em Amsterdã. Seguiram-se encontros em outros tantos países tais como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, França, Marrocos, e o último em 2016 na Itália.
 
Dr. José Américo Junqueira de Mattos, que tivera a experiência ímpar de uma análise com Bion, esteve presente difundindo e divulgando o legado bioniano. Foi Dr. Junqueira quem semeou com dedicação e fé as ideias de Bion entre nós e que, agora frutificadas, possibilitam à Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto viver a honra de sediar um evento de tal monta, como o Congresso “Bion 2018”.
 
Evento consagrado pela sua seriedade e consistência científica, é um Congresso em que se procura desenvolver política inclusiva, de ampla participação, independentemente de aspectos políticos. Privilegia-se o trabalho em grupos visando manter a universalidade, a abertura e a ausência de sectarismo que caracterizam a própria obra de Bion. Abre-se, assim, espaço para dimensões menos lineares, em pequenos grupos, sustentando a perspectiva de aprofundamento e expansão de ideias. Impactantes, desconcertantes, mas fundamentalmente transformadoras.
 
Mércia Maranhão Fagundes,
Coordenadora geral do evento Bion 2018
 
 
 
0 comentário(s) | Envie seu comentário
Envie seu comentário
Seu nome *

Seu e-mail *
Seu comentário *
Comentário(s)
 

Leia também

NPA participa do Congresso Brasileiro de Psicanálise 02/10/2017

Integrantes farão parte da programação do evento que acontece em Fortaleza

Lançamento do livro "O que é masculinidade?" com participação de Adalberto Goulart 12/05/2017

A obra foi publicada pela Editora Escolar.

NPA apoia a campanha Janeiro Branco 07/01/2017

Iniciativa estimula reflexões e discussões sobre a saúde mental

Aviso de recesso 21/12/2016

O NPA estará em recesso entre 23/12/16 a 09/01/17

Federação Latino-Americana de Psicanálise emite comunicado sobre tratamento direcionado a Transtornos do Espectro Autista 28/11/2016

A declaração foi elaborada a partir do XXXI Congresso Latino-americano de Psicanálise

NPA participa de discussão sobre o filme “Nise – O coração da loucura” 14/11/2016

O evento ocorreu no Cine Vitória, contando com público estimado de 50 pessoas
Página anterior Voltar
Topo Topo
 
 
Google+