Em 14/11/2016
 

NPA participa de discussão sobre o filme “Nise – O coração da loucura”

O evento ocorreu no Cine Vitória, contando com público estimado de 50 pessoas

Discussão do filme
Discussão do filme "Nise - O coração da loucura" em Novembro de 2016
Exposição do Museu de Imagens do Inconsciente foi trazida para Aracaju sob iniciativa do NPA
Exposição do Museu de Imagens do Inconsciente foi trazida para Aracaju sob iniciativa do NPA
Comemoração dos 10 anos do NPA em 2006
Comemoração dos 10 anos do NPA em 2006
O espaço Cine Vitória, no dia 10 de Novembro de 2016, reuniu instituições e especialistas das áreas da psicanálise, psiquiatria e psicologia no estado de Sergipe para discussão do longa-metragem “Nise – O coração da loucura”. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Médicos Escritores, com o apoio do Núcleo Psicanalítico de Aracaju, da Associação Sergipana de Psiquiatria, do Círculo Psicanalítico de Sergipe e do Conselho Regional de Psicologia.
 
Após a exibição do filme, para um público de cerca de 50 pessoas, Lúcio Prado Dias (presidente da SOBRAMES) deu as boas-vindas, seguida de uma explanção histórica da psiquiatria realizada por Antonio Samarone. Seguiu-se, a partir daí, o debate, que contou com a participação do Núcleo Psicanalítico de Aracaju, com a presença de Adalberto Goulart, Petruska Passos, Yusaku Soussumi, Sônia Alves Soussumi, Rodrigo Goulart, João Corumba, Danilo Goulart, Aldo Christiano, Joseane dos Santos, Helena Pinho Sá, Ana Josquina Freire, Ivana de Azevedo Silva, Artur Ranieri e Itárcia de Lima.
 
O psiquiatra e psicanalista Adalberto Goulart (SPR/IPA, IPFR), presidente do NPA, rememorou um importante encontro anterior, no qual o trabalho de Nise da Silveira, através da experiência de usuários de instituições da saúde mental em ateliês de pintura, pôde ser exposto para o público sergipano: “O tempo passa e passa tão rápido, que muitas vezes não nos damos conta. Há exatos 8 anos, o NPA comemorava seu décimo aniversário, coincidindo com o aniversário dos 150 anos de Sigmund Freud. Para marcar datas tão importantes, em 2008 a nossa Jornada Científica anual teve a duração de um mês. Trouxemos para a Fundação Semear as exposições do Museu de Imagens do Inconsciente, criado por Nise da Silveira, e Psicanálise e Modernismo, da FEBRAPSI (SP). As atividades científicas, que contaram com a presença de importantes psicanalistas de todo o país, ocorreram nos quatro finais de semanas de Setembro, enquanto exposições permaneceram abertas à visitação pública todos os dias”.
 
O filme, dirigido por Roberto Berliner, retrata a determinação da psiquiatra alagoana Nise da Silveira em humanizar o tratamento oferecido no Hospital Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, através da arte e do incentivo às potencialidades dos usuários. Ainda durante o debate, a psicóloga (CRP 19/0636) e psicanalista Petruska Menezes (SPR/IPA, NPA, IPFR), que participou representando o Núcleo Psicanalítico de Aracaju e o Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região – Sergipe, falou sobre a importância da arte e a sensibilidade que o filme conseguiu trazer, abordando o trabalho sobre o cuidado, respeito e amor ao próximo: “Foi uma parceria rica e construtiva que esperamos que continue. O próximo filme que está sendo estudado é O Senhor dos Labirintos, que conta a história de Arthur Bispo do Rosário. O NPA agradece a Lúcio Prado Dias e a Deborah Pimentel pelo espaço aberto e que essa parceria ainda produza muito mais conhecimento para o público e para a população em geral”.
0 comentário(s) | Envie seu comentário
Envie seu comentário
Seu nome *

Seu e-mail *
Seu comentário *
Comentário(s)
 

Leia também

NPA recebe visita do psicanalista Deocleciano Alves 01/08/2017

O objetivo da visita foi a preparação para o Pré-Congresso sobre Bion em Aracaju

Lançamento do livro "O que é masculinidade?" com participação de Adalberto Goulart 12/05/2017

A obra foi publicada pela Editora Escolar.

NPA apoia a campanha Janeiro Branco 07/01/2017

Iniciativa estimula reflexões e discussões sobre a saúde mental

Aviso de recesso 21/12/2016

O NPA estará em recesso entre 23/12/16 a 09/01/17

Federação Latino-Americana de Psicanálise emite comunicado sobre tratamento direcionado a Transtornos do Espectro Autista 28/11/2016

A declaração foi elaborada a partir do XXXI Congresso Latino-americano de Psicanálise

Ana Rita Menezes contribui para matérias na imprensa 15/10/2016

Os textos foram publicados no Jornal da Cidade
Página anterior Voltar
Topo Topo
 
 
Google+