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Curso: O ser humano e sua totalidade (com Yusaku Soussumi)

Início dia 09/04. Proposta de uma visão transdisciplinar na abordagem psicanalítica e neurocientífica.



No dia 9 de Abril o Núcleo Psicanalítico de Aracaju dará início ao curso "O ser humano e sua totalidade - Proposta de uma visão transdisciplinar na abordagem psicanalítica e neurocientífica", ministrado pelo médico e psicanalista Yusaku Soussumi (SBPSP). O encontro será na sede do NPA e terá periodicidade quinzenal aos sábados pela manhã. Confira as informações completas reunidas:
 
Ministrante: Yusaku Soussumi
Médico, Psicanalista, Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)
Fundador da Sociedade Internacional de Neuropsicanálise
Fundador e presidente do Centro de Estudos e Investigação em Neuropsicanálise
Membro honorário da sede brasileira do Instituto Psicanalítico de Formação e Pesquisa A. B. Ferrari
 
Público alvo: Curso destinado a profissionais e estudantes das mais diversas áreas, com interesse em aprofundar seus conhecimentos acerca dos variados aspectos ligados à experiência humana, a partir do viés psicanalítico e neurocientífico.
 
Início: 09 de Abril de 2016
 
Dia e horário: quinzenalmente aos sábados pela manhã (2 horas por encontro)
 
Local: Sede do NPA
 
Duração: 12 meses
 
Certificado: Entregue para participantes com frequência mínima de 75%.
 
Valor mensal: R$200,00
 
Formas de inscrição:
- Através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada abaixo desta página.
- Diretamente na sede do NPA no endereço: Av. Anísio Azevedo, 675, Centro Médico Luiz Cunha, Sala 1103. Salgado Filho, Aracaju, Sergipe 49020-235.
- Através de envio de email para contato@psicanalisearacaju.org.br requisitando a efetivação da inscrição.
 
Outras informações:
- Ligar para (79) 3246-5729.
 
ROTEIRO DO CURSO:
 
1. O ser vivo, o ciclo de acoplamento sensório-motor com o ambiente e a produção de conhecimento
 
A relação conhecimento X estrutura orgânica: o papel do instinto de  sobrevivência
 
A relação de conhecimento e a construção de sentido
 
Relação de conhecimento = relação cognitiva
 
A relação conhecimento X biografia do corpo 
 
Conhecimento = transformação do corpo e do meio
 
Caminhos de aprendizagem, o papel da experiência, a emergência de sentido
 
Conhecimento # informação
 
Educação #  aquisição de informação
 
Educar # transferir informação
 
Educação precisa acompanhar a lógica do vivente para a construção de um caminho de autonomia (o mesmo caminho a ser trilhado pelo trabalho psicanalítico, interface psicanálise x educação)
 
A educação e o aprendizado operam na interlocução: ninguém aprende sozinho 
 
A importância do mestre na condução dos caminhos de aprendizagem.
 
Eu aprendo por mim, pelo meu esforço, com os outros, para mim e para os outros.
 
Todo acoplamento sensório-motor é um ato neurocultural
 
Conhecimento não se transfere nem se adquire, se constrói e se compartilha.
 
O corpo e a biografia do corpo implicados no processo de conhecimento, a  falácia do conhecimento neutro (a influência das vivências precoces marcadas no corpo, que vão direcionar os sentidos para um aspecto do meio e não para outro)
 
Não existe conhecimento sem corpo
 
2. O baú de memórias que explica as teorias de cada um
 
3. Meus pressupostos de trabalho
 
4. “Somos filhos das estrelas” (Hubert Reeves): as origens do universo e a relação de sustentabilidade entre ser e meio (“o ser nasce para o meio”)
 
5. Por que entender o bicho homem é uma aventura transdisciplinar
 
O que é transdisciplinaridade
 
Uma experiência transdisciplinar
 
A experiência humana sobre a Terra: o corpo, o corpo sensível, os afetos
 
Os primórdios do corpo sensível: misteriosa materialidade inteligente
 
Afetos, emoções e sentimentos em direção ao desenvolvimento do cognitivo 
 
Autopoiesis, homeostase, a emergência do psiquismo
 
O psiquismo e a autorregulação corporal
 
As vivências precoces: um ego corporal
 
A consciência X o inconsciente
 
O aparelho psíquico: o papel dos instintos
 
A chamada natureza humana
 
A lógica da consciência
 
A lógica do inconsciente
 
O corpo e os registros corporais
 
Representação/irrepresentação
 
A linguagem verbal e a linguagem não verbal
 
O corpo fala: a linguagem do corpo
 
6. A teoria dos registros básicos de memória
 
Contribuições transdisciplinares para a construção teórica
 
O que são os registros
 
Como se manifestam
 
Como se formam: as vivências precoces e as memórias inconscientes
 
O papel da mãe ou do cuidador
 
Concepção, misconcepção, não concepção: um futuro de esperança ou 
 
Desamparo e predação

 

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