Em 16/11/2015
 

Membros do NPA participam de eventos no mês de Novembro

Adalberto Goulart (NPA/SPR) e João Corumba (NPA) foram convidados de eventos no estado



Durante a primeira quinzena do mês de Novembro, integrantes do Núcleo Psicanalítico de Aracaju fizeram participações em dois eventos distintos: a XVI Semana de Psicologia da Universidade Tiradentes e a I Feira da Literatura e do Livro de Sergipe (FLISE), realizados nos dias 11 a 13 e 6 a 8, respectivamente.
 
O presidente do NPA, médico e psicanalista Adalberto Goulart, ministrou a palestra "Subjetividade e fatores de influência contemporânea" no dia do encerramento da Semana de Psicologia, abordando temas que iam desde as origens do psiquismo, a trajetória da vida humana até as configurações atuais da contemporaneidade em sua relação com os indivíduos. A atividade ocorreu no auditório da Universidade Tiradentes, destinando-se principalmente a estudantes.
 
Ainda na Semana de Psicologia, o psicólogo João Corumba (NPA / CRP-19/2697) apresentou dois trabalhos em modalidade oral dentro da programação do evento: "Reformulação corporal: um caminho paradoxal do narcisismo na atualidade" e "O processo educacional denuncia a fragilidade humana: a formação do sujeito pela afetividade". Na ocasião, discutiu acerca de questões como o estatuto do corpo na atualidade e o conceito de desamparo na psicanálise. 
 
Já durante a FLISE 2015, iniciativa que tem como objetivo a promoção de atividades literárias e culturais no estado de Sergipe, João Corumba, que também coordena o projeto Psicanálise & Literatura do NPA, fez parte da mesa "Cultura e Educação, leitura e livro, elementos primordiais para uma sociedade mais democrática e reflexiva", junto com Iara Maria Lima (Diretora do Centro Educação e Ciências Humanas/UFS) e Jorge Carvalho do Nascimento (Secretário de Estado da Educação). Entre os assuntos abordados esteve presente a questão da importância da afetividade inserida no contexto educacional para formação de sujeitos reflexivos sensíveis.
0 comentário(s) | Envie seu comentário
Envie seu comentário
Seu nome *

Seu e-mail *
Seu comentário *
Comentário(s)
 

Leia também

NPA participa do Congresso Brasileiro de Psicanálise 02/10/2017

Integrantes farão parte da programação do evento que acontece em Fortaleza

NPA recebe visita do psicanalista Deocleciano Alves 01/08/2017

O objetivo da visita foi a preparação para o Pré-Congresso sobre Bion em Aracaju

Lançamento do livro "O que é masculinidade?" com participação de Adalberto Goulart 12/05/2017

A obra foi publicada pela Editora Escolar.

NPA apoia a campanha Janeiro Branco 07/01/2017

Iniciativa estimula reflexões e discussões sobre a saúde mental

Aviso de recesso 21/12/2016

O NPA estará em recesso entre 23/12/16 a 09/01/17

Federação Latino-Americana de Psicanálise emite comunicado sobre tratamento direcionado a Transtornos do Espectro Autista 28/11/2016

A declaração foi elaborada a partir do XXXI Congresso Latino-americano de Psicanálise
Página anterior Voltar
Topo Topo
 
 
Google+