Em 11/11/2014
 

XIII jornada de psicanálise de Aracaju

Encontro científico contará com a participação de profissionais de destaque na psicanálise em Sergipe e no Brasil.


XIII jornada de psicanálise de Aracaju

 

Encontro científico contará com a participação de profissionais de destaque na psicanálise em Sergipe e no Brasil.

 

Psicanalistas de Sergipe e de outros estados (SP, DF, PE, RN, SE) estarão reunidos em Aracaju nos dias 14 e 15 de novembro. O objetivo é participar da XIII Jornada de Psicanálise, que acontecerá no Hotel Quality das 8h às 18h. A proposta da jornada é permitir aos participantes poder sentir e pensar os mecanismos vitais ao desenvolvimento humano e uma alternativa saudável para os graves problemas que afligem o homem, a família, a sociedade e o mundo contemporâneo. O evento é direcionando a profissionais, estudantes e a todas as pessoas interessadas no assunto.

 

Segundo Petruska Passos Menezes (Diretora Científica do NPA - Núcleo Psicanalítico de Aracaju), o tema central da Jornada será “Sonhos no Divã”, semelhante ao tema do próximo Congresso Brasileiro de Psicanálise, que se realizará em 2015, em São Paulo, numa realização da FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise). “Aquele que não sonha, não pode fantasiar e criar, acabando por agir sem pensar, impulsivamente, o que traria grandes consequências de ordem psíquica e/ou física".

 

Para a Diretora Científica do NPA, a sociedade atual leva as pessoas a agir sem pensar através do consumo induzido e desnecessário, buscando dar conta de um vazio existencial, por falta de relações afetivas mais sólidas. "Vivemos atualmente em um mundo onde as relações são fluidas e instáveis e encontrar soluções criativas para lidar com problemas emocionais está cada dia mais difícil", destaca, sendo esta uma das principais propostas que traz a psicanálise para este encontro.

 

Sonhos no Divã

 

A Jornada contará com a presença de profissionais que representam a atualidade do pensamento psicanalítico em diversas instituições, sociedades e universidades, distribuídos em conferências, mesas redondas e temas livres. Eles estarão debatendo sobre um tema relevante, que tem uma importância histórica para a psicanálise e para todas as ciências humanas, abordando todo o seu desenvolvimento conceitual e clínico, até as investigações descobertas e hipóteses mais recentes. "Serão dias de aprendizado e também de confraternização e trocas afetivas, que, sem dúvida, enriquecerão a todos que tiverem o prazer de praticar e participar conosco", diz Adalberto Goulart, presidente do NPA.

 

A Jornada é uma realização do Núcleo Psicanalítico de Aracaju, patrocinado pela Sociedade Psicanalítica de Recife e filiado à Federação Brasileira de Psicanálise, componentes da Federação Psicanalítica da America Latina e da International Psychoanalytical Association.

 

Informações e inscrições na sede do Núcleo Psicanalítico de Aracaju, Av. Anísio Azevedo, 675, Sala 1103, Salgado Filho. Telefone 79-3246-5729, email contato@psicanalisearacaju.org.br , site www.psicanalisearacaju.org.br

 

Assessoria de Imprensa

1 comentário(s) | Envie seu comentário
Envie seu comentário
Seu nome *

Seu e-mail *
Seu comentário *
Comentário(s)
postado por aline coelho em 12/11/2014 às 09:23

Bom dia, gostaria de saber quanto vai custar a inscrição para a VIII jornada psicanalítica para estudantes e se tem certificado e quantas horas
 

Leia também

Projeto Psicanálise e Cinema do Núcleo Psicanalítico de Aracaju apresenta: 08/08/2018

Exibição e discussão do Filme " À Procura da Felicidade"

XVI Jornada de Psicanálise de Aracaju 06/08/2018

O evento irá ocorrer nos dias 19 e 20 de Outubro, tendo como tema principal "O Estranho Familiar"

Projeto Psicanálise e Cinema do Núcleo Psicanalítico de Aracaju apresenta: 10/07/2018

Exibição e discussão do Filme " Sete Minutos Depois da Meia-Noite"

Projeto Psicanálise e Cinema do Núcleo Psicanalítico de Aracaju apresenta: 05/06/2018

Exibição e discussão do Filme " 2:37 - É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO"

Projeto Psicanálise e Cinema do Núcleo Psicanalítico de Aracaju apresenta: 07/05/2018

Exibição e discussão do Filme " Tomboy"

Psicanálise e Literatura - "A inquietante literatura de Edgar Allan Poe" 07/05/2018

A entrada para o evento é gratuita. Vagas Limitadas!
Página anterior Voltar
Topo Topo
 
 
Google+